quarta-feira, 27 de julho de 2016

Edley - "Gênesis" (2015) (Indie Rock/Hard Rock)


Edley é uma banda de Indie Rock/Hard Rock natural de Ubajara, no estado do Ceará, fundada por Lucas Rodrigues e Eric Ghandi lá em 2013, e que vem ganhando notoriedade no cenário musical de sua região.


Atualmente sua formação inclui seus fundadores (Lucas nos vocais e guitarra e Eric na bateria) mais os integrantes Matheus Moreira (guitarra), Letícia Eufrásio (teclado) e Matheus Ferrero (baixo).

Tudo começou em 2013, quando os dois amigos Lucas e Eric decidiram criar uma banda que soasse com o estilo de bandas da Inglaterra do fim dos anos 90 ao começo dos anos 2000.




Chamaram mais um amigo, Mickaias Mendes, guitarrista, para completar a formação, então começaram a ensaiar músicas apenas como hobbie, o que logo virou algo muito maior, fazendo eles levarem essa brincadeira à sério!

Seis meses se passaram e a banda ainda não tinha um nome, até que o tio de Lucas chegou com o nome "EDLEY", que, segundo ele, é um anagrama para "É de Lei". Oito meses após a formação e o batismo do nome da banda, um quarto integrante, Matheus Ferrero chega para completar o quarteto e assim a banda começa a dar seus primeiros passos.
No mesmo ano de sua criação, a Edley teve a chance de tocar em dois festivais de música locais (O primeiro foi o "Pôr do Som" e o segundo foi um promovido pela prefeitura da cidade de Ubajara). 
Daí em diante a banda não parou seus trabalhos, apresentando-se em outros festivais locais no ano seguinte.

Em 2014, Mickaias se mudou para São Paulo, deixando a vaga de guitarrista que logo foi preenchida por K Souza. Com a nova formação e a ascensão da banda cada vez maior, eles decidiram então começar o processo de gravação do primeiro álbum de estúdio, com músicas autorais.

O ano pareceu ótimo para a banda, principalmente para Lucas, que teve um surto de inspiração e compôs 6 das 8 faixas que listariam no futuro álbum, e resgatou uma que ele já havia composto quando mais novo. O vocalista tinha em sua cabeça ideias sobre mudança do mercado musical brasileiro, sonho de montar uma banda de rock e fazer sucesso, amor e batalha contra o próprio medo, e tudo isso caiu de lavada dentro de suas letras.
A oitava e última faixa composta foi "Expectativas", pois nasceu durante os ensaios da banda para a gravação do CD.

E assim nasceu GÊNESIS, trabalho nomeado assim como uma analogia ao primeiro trabalho autoral da banda, o começo de tudo. Lançado em 2015, permanece sendo divulgado pela banda durante seus shows, intercalando com covers de bandas famosas, como Nirvana e Kings of Leon, e principalmente bandas britânicas, como Arctic Monkeys e Oasis.




O álbum possui um conceito lírico forte e autoral. Fala sobre um homem que deseja realizar seu sonho de ser um rockstar e mudar o cenário musical brasileiro, mas para isso precisa lutar contra seus medos e contra pessoas que desejam moldá-lo como querem. O personagem, durante sua caminhada, conhece uma garota a qual se apaixona, e juntos lutam para ascenderem e evoluírem, até atingir o sucesso.

A faixa 01, "Não Pare com o Rock n Roll" é uma crítica ao mercado musical atual. A letra fala de um homem que sonha em mudar o cenário musical de sua região usando o Rock n Roll. 
A faixa 02, "Desalento" foi inspirada na banda Nirvana. Fala sobre alguém que vive um estado de apatia e solidão. 
A faixa 03, "Liberdade" fala sobre lutar contra seus próprios medos, libertando-se dos seus monstros pessoais. 
A faixa 04, "Quanto Vale Minha Digital" possui um conteúdo político, fala sobre a busca da própria identidade, e critica o valor de ser diferente atualmente. 
A faixa 05, "Ana" é a música com sonoridade e letra mais leves do álbum, tornando-se a faixa mais pop do álbum. 
A Faixa 06, "Expectativas" funciona como uma continuação de "Não Pare com o Rock n Roll", e fala sobre conquistar o que se quer usando meios não-comuns. Sua posição na tracklist do álbum mantém o conceito que a banda cria no começo, reforçando a luta pessoal do personagem. 
A faixa 07, "Volta" foi uma música composta por Lucas aos 11 anos de idade, e que foi resgatada para concluir a lista de faixas. Ela complementa "Ana" e mostra um romance no estilo "sonho adolescente" entre os personagens. 
A faixa 08, "Transcedência", fala sobre evolução pessoal diante da sociedade, sobre a conquista de um sonho, finalizando a história que o álbum conta.

Após o lançamento gratuito do álbum na plataforma digital SOUNDCLOUD, o guitarrista K Souza saiu da banda, dando lugar a Matheus Moreira. Em 2016 pouco antes da banda se apresentar em um evento de cultura Pop na cidade de Sobral, a tecladista Letícia  Eufrásio foi adicionada à formação, e assim firmaram o estilo da banda, que agora prepara-se para lançar seu próximo álbum de estúdio. Vamos aguardar então, galera, e enquanto o novo trabalho não chega, vamos ouvindo o primeiro trabalho, que possui ótima qualidade musical. 

Quando ouvi o trabalho da Edley eu percebi uma diferença enorme e afastamento do estilo de rock que a maioria das bandas tocam aqui na região. Isso me conquistou bastante e eu estou ansioso pelo próximo trabalho. Conheço os integrantes e confio no trabalho deles, e sei que o segundo álbum será tão ou melhor quanto o primeiro. Só me resta aguardar!


LINKS

FACEBOOK: Banda Edley
YOUTUBE: Edley Rock
SOUNDCLOUD: Edley





3 comentários:

  1. show muito massa o som da banda....
    espero que outras pessoas possam curtir o som dessa banda, que é de qualidade.

    ResponderExcluir
  2. o som dessa banda é bem misto, percebi referências de várias bandas apesar de ter uma música que me lembrou muito arctic monkeys e the strokes, sem falar de uma pegada grunge e hard rock...
    quanto a qualidade da gravação, percebi uma carência de compressões e outros incrementos na mix, no entanto, apesar disso, senti originalidade e uma entrega ao trabalho, essa banda merece ser vista com melhores olhos pelas as gravadoras...
    só um pouco mais de produção e um empurrão a mais e essa banda vai explodir no cenário....

    ResponderExcluir
  3. Vc pode até dizer, tipo "sei lá,a mix não ficou de qualidade", agora para pra pensar, esses moleques talvez não tenham grana pra bancar uma gravação profissional. Justamente por isso, deixei de lado a parte da gravação e analisei arranjos e letra, que ficaram da hora...
    Uma característica que achei relevante foi a voz do moleque...

    ResponderExcluir