Leyenda Mística é uma banda de metal/prog rock natural do México, formada pelos jovens músicos Anton Diego Matus (vocal e teclados), Marcos Venegas (guitarra), Gerardo Lavalle (baixo) (anteriormente era Alexis Escalante) e Farid Hajnal (bateria). Além do metal, a banda também experimenta música clássica e jazz em suas canções, fazendo delas únicas e agradando ouvidos de todos os amantes da música em geral.
A banda foi criada em 2012, formada inicialmente apenas por Anton Diego e Marcos. Isso mesmo, uma dupla!
Mas foi em 2013 que a formação que conhecemos hoje se deu, com a entrada de Alexis e Farid, e assim puderam iniciar as composições do futuro álbum, "Ciudad Dormida" lançado em 16 de maio de 2015.
A maior característica desse álbum é que ele foi inteiramente executado ao vivo na gravação de estúdio, o que deu ainda mais autenticidade pra esse trabalho!
Suas letras possuem uma carga de crítica à politica e à sociedade moderna atual, encaixando em um conceito de uma cidade em colapso social.
Vamos então à análise do álbum.
02. Ciudad Dormida
"Igual que a lo largo de miles de años, el conflicto en el medio oriente persiste, mientras los judíos tratan de consolidar una nación en el territorio que les fue asignado en 1948, los musulmanes continúan lanzando ataques terroristas contra la población civil y religiosa.
Se prevén nuevas caídas en las bolsas de valores europeas.
Cada vez la riqueza se concentra en las minorías dejando a la deriva a las mayorías que sufren de bajos salarios, gobiernos corruptos, falta de justicia y carencia de oportunidades por alcanzar un mejor nivel de vida, como en el caso de México, que ha preferido dejarse manejar por un puñado de políticos corruptos que solamente buscan enriquecerse en lugar de preocuparse por resolver las necesidades de la población, que clama justicia y equidad.
Y mientras la mayor parte de la población mundial sigue dormida en la rutina, en lugar de solucionar los problemas, aprendemos a vivir con ellos. La justicia y la tolerancia también están dormidas. ¿Perderemos la esperanza en nosotros mismos o despertaremos de nuestra mediocridad para salvarnos? Mientras el cambio no suceda, el planeta tierra es una ciudad dormida."
Essa é a fala do locutor no começo da faixa "Ciudad Dormida", faixa-título do álbum, que expõe a temática política que carrega. Desde a primeira música "La Creación" até a última "El Polvo Te Convertirás", percebe-se um conteúdo lírico que critica uma forma de política corrupta fictícia, que está destruindo toda uma civilização, afundando-na em uma crise econômica, civil e religiosa, começando uma verdadeira guerra por sobrevivência.
Digamos que a fala do locutor já define todo o contexto do álbum. Apesar de ser a segunda faixa do álbum e por ser em toda instrumental, é aqui que mergulhamos completamente no contexto que o álbum trás e faz o ouvinte adentrar ao mundo criado pelo álbum "Ciudad Dormida".
03. La Creación
A primeira faixa, e single carro-chefe do álbum se chama "La Creación".
Essa faixa é um apelo ao divino de 8 minutos, em que o locutor implora por uma mudança drástica no mundo, pede para que toda a guerra acabe.
Analisando a letra, percebe-se uma carga grande de referências bíblicas marcantes, citando personagens como Noé, Jesus Cristo e Virgem Maria. No refrão, há um pedido desesperado por uma transformação na raça humana, um pedido para que Deus interceda na Terra e acabe com toda a guerra que está acontecendo e dê um jeito em sua criação, ou seja, o homem.
Com essa emocionante música abrindo o álbum, já temos uma noção perfeita do que nos aguarda nas próximas faixas.
03. El Conflito
Foi a primeira música composta pela banda, ainda em 2014. Muito provavelmente através dela que o tema do álbum foi definido, sendo a base de todo o trabalho. Com linhas de violão maravilhosas e uma letra cujo eu-lírico faz perguntas a si mesmo sobre o que está acontecendo com o mundo e com si próprio, essa faixa é como o embrião do álbum, pois seus elementos musicais estão não só presentes aqui, mas como em todas as outras faixas.
El Conflito começa calma, mas depois desbanca em um prog-rock acelerado seguido de teclados característicos dos anos 70 e guitarras distorcidas que lembram muito bandas como Led Zeppelin e Black Sabbath nos anos 70.
04. Solo Aquí
Essa é a minha faixa favorita do álbum. Uma balada de voz e violão que nos faz entrar em um momento de "calma" diante de todo o colapso causado nas primeiras faixas. Essa é a faixa mais simples, comparada às outras, mas não perde seu encanto e nem sai do contexto, o que deu um toque mais refinado ao trabalho da banda.
05. El Polvo Te Convertirás
Com um toque de progressivo no começo, e mudando drasticamente para o heavy metal característico da banda, essa faixa faz um trabalho maravilhoso de finalização, com teclados maravilhosos, guitarras muito bem executada e uma bateria no toque certo. Em 11 minutos temos uma verdadeira mistura de vários estilos musicais, mas seguindo na base do Prog-Rock que a banda segue desde a primeira faixa!
Um álbum que agrada do começo ao fim, prog-rock mexicano de alta qualidade, misturado ao heavy metal, sem perder sua essência. Essa é LEYENDA MÍSTICA!!
Em seu canal do youtube, além de encontrarmos o video-clipe da faixa "La Creación", também encontramos as outras faixas do álbum, disponibilizadas para streaming.
A banda possui também uma conta no Spotify, onde está disponível todo o álbum.
E na página do facebook acompanhamos atualizações periódicas sobre shows e gravações da banda.
LINKS
Youtube: Leyenda Mistica
Facebook: Leyenda Mistica
Spotify: Leyenda Mistica on Spotify
Excelente demais Lucas, e excelente texto também.
ResponderExcluirHi! I'm from Mexico and I'm Anton Diego's sister. I just wanted to say that Alexis Escalante is no longer the bassist, the actual bassist is Gerardo Lavalle :) so I hope you update the article. Thank you so much!
ResponderExcluirHello Sofia! Thank you for the information, i'm gonna change the text right now!! Good night :)
ExcluirMaravilhoso texto Lucas e aproveito para agradecer porque não tinha conhecimento deste álbum. Estarei publicando no ProGject e sem duvida entrará na próxima enquete.
ResponderExcluirObrigado Vinicio! Esteja à vontade para publicar la!
Excluir