segunda-feira, 4 de abril de 2016

Blue Mammoth - "Blue Mammoth" (2011) (Album) (Hard/Progressive Rock)


Blue Mammoth é uma banda de Hard/Prog Rock nascida em 2009 no Rio de Janeiro, formada por Julian Quilodran, André Micheli, Thiago Meyer e Cesar Aires.
Em 2011 o grupo lança seu álbum de estréia auto-intitulado, que com certeza agrada não os fãs de Rock Progressivo e Hard, mas também todos os amantes de música, e principalmente aqueles que buscam uma sonoridade complexa, limpa e bem feita.



O álbum foi composto e finalizado de forma totalmente independente, e só após sua conclusão a banda o lançou através de um selo, Masque Records.
Musicalmente o álbum  consiste numa homogeneidade entre Prog Rock e Hard rock tanto atual quanto setentista, o que causa ainda mais vislumbre na audição deste. Em pouco mais de 1 hora, a banda leva o ouvinte até o início dos anos 70, com sons que remetem à epoca, porém sem deixar de parecerem retrô. Um misto de moderno com antigo sem se tornar uma bagunça que deixa sua audição ainda mais agradável.
"Blue Mammoth" consiste em um conceito que envolve 7 histórias diferentes, divididas na tracklist do álbum: "Blue Mammoth"; "Metamorphosis"; "Rain of Changes"; "The Same Old Sad Tale"; "Quixote's Dream"; "Resurrection Day"; "Infinite Strangers".

A beleza do álbum começa logo pela capa, onde se vê a materialização do mamute azul que leva o nome da banda. Quem adquire a cópia física, vê que a imagem da capa se estende, exibindo uma estrada onde vários homens caminham rumo ao mamute.
para a bela combinação de guitarras old school e um êxtase sinfônico dos teclados e arranjos orquestrais.
Porém o conceito do álbum não se limita apenas às faixas. A capa do álbum também é um ponto forte do trabalho, pois exibe ainda mais o estilo e conceito que a banda se encaixa.
Cada personagem da história do álbum está desenhado na capa extendida do álbum, logo abaixo. 


A foto se refere à 3 das histórias do álbum: "Blue Mammoth", "Rain of Changes" e "Quixote's Dream". É possível ver os personagens (soldados de várias épocas) ao fundo e acima um casulo de mariposa gigante.

A ideia da capa partiu do integrante Julian, que imaginou um mamute imponente na beira de um precipício, então o ilustrador Julio Zartos fez a arte a partir dessa ideia. Inicialmente o album não foi concebido de forma conceitual.
André Micheli tinha alguns temas já compostos, e junto de Julian, pegaram mais alguns materiais inéditos, como a peça Overture, antes direcionada para orquestra, e assim foram formando o conceito da peça "Blue Mammoth". Com isso, a banda teve gancho para finalizar o álbum com mais criações, para assim formar o elogiado trabalho.

Um trabalho magnífico, bem produzido, desde a capa à composição musical. Há uma maestria cristalina na composição das faixas. O álbum, sem atirar pra todos os lados, alcança uma homogeneidade e consegue agradar a todos os amantes da música em geral, principalmente os entusiastas do Hard e ProgRock da década de 70. Um trabalho verdadeiramente caprichado, digno de estar na estante de todo colecionador!

INTEGRANTES:
Julian Quilodran - bass, cello, flute, backing vocals
Andre Micheli - keyboards, lead vocals
Thiago Meyer - drums, percussion, backing vocals
Cesar Aires - guitars, backing vocals

Website da banda: Blue Mammoth
Facebook: BlueMammothBand


Um comentário: